![]() |
O veterano ator foi mais conhecido por interpretar vilões incluindo Drácula e Saruman no Senhor da franquia Anéis |
Christopher Lee , conhecido como o mestre do horror, morreu aos 93 anos de idade depois de ser hospitalizado por problemas respiratórios e insuficiência cardíaca. O ator veterano, imortalizado em filmes como Drácula e The Wicker Man, foi através da vilania em James Bond e Senhor dos Anéis (trilogia) que se consagrou. Morreu às 8h30 da manhã de domingo no Hospital de Chelsea e Westminster, em Londres. Sua esposa, a ex-modelo dinamarquesa Birgit Kroencke, decidiu reter a informação, durante quatro dias até que todos os membros da família e amigos fossem informados. O casal tinha sido casado por mais de 50 anos e tiveram uma filha, Christina. O ator foi nomeado cavaleiro em 2009 por serviços prestados ao drama e caridade, e foi premiado com o troféu Bafta em 2011.
A notícia de sua morte provocou uma manifestação de pesar entre atores, músicos e até mesmo o primeiro-ministro; todos se mobilizaram em homenagens ao grande talento de Lee. Tim Burton, diretor que trabalhou com Lee em cinco filmes, descreveu-o como "uma verdadeira lenda".
"Christopher foi uma enorme inspiração para mim toda a minha vida. Eu tive a honra e o prazer de trabalhar com ele em cinco filmes (Sleepy Hollow, Charlie e a Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver, Alice no país das maravilhas e Dark Shadows) ", disse ele.
"Ele era o último de sua espécie - uma verdadeira lenda - que eu estou feliz por ter chamado um amigo. Ele continuará a inspirar-me e tenho certeza que muitos outros para as gerações vindouras. "
Lideraram homenagens em linha atores do Senhor dos Anéis, co-estrelas Dominic Monaghan e Elijah Wood, assim como Sir Roger Moore, que participou de 007 com Lee e em The Man With The Golden Gun.
An extraordinary man and life lead, Sir Christopher Lee. You were an icon, and a towering human being with stories for days. We'll miss you.
— Elijah Wood (@woodelijah) 11 junho 2015
Really sad to hear about the death of Christopher Lee, one of the greatest British actors and a master of the macabre pic.twitter.com/q5UUhc7xId
— Boris Johnson (@MayorofLondon) 11 junho 2015
Scared the living daylights out of me for years. And I loved him for it.
RIP Christopher Lee pic.twitter.com/i2sKDXAMhU
— Omid Djalili (@omid9) 11 junho 2015
Nascido em Belgravia, em Londres, em 1922, filho de pai militar e de uma mãe aristocrática, a carreira cinematográfica de Lee começou em 1947 com um papel no Corredor, o romance gótico dos Espelhos. No entanto, foi até o final dos anos 50, quando Lee trabalhou com Hammer, que ele começou a ganhar fama. Seu primeiro papel com o estúdio foi 'The Curse of Frankenstein' e foi o primeiro de 20 filmes que ele fez com Peter Cushing. "Hammer foi uma parte importante da minha vida, e de um modo geral, todos nós tivemos um monte de diversão", disse ele em uma entrevista em 2001 .
![]() |
The Drácula |
Papel mais famoso de Lee para Hammer foi Drácula, um papel que se tornou um de seus mais amplamente reconhecidos, embora o ator não estava satisfeito com a forma como o personagem foi tratado. "Eles me deram nada para fazer!", Disse à Total Film em 2005. "Eu implorei com Hammer para me deixar usar algumas das linhas que Bram Stoker tinha escrito. Ocasionalmente, eu furtivamente em um. Eventualmente, eu disse a eles que eu não estava vendo Drácula mais. O inferno começou. "
Na década de 70, Lee continuou a ganhar fama no gênero horror com um papel em The Wicker Man, um filme que ele considerava ser o seu melhor. "Filme maravilhoso ... teve um inferno de um tempo antes de começar a fazê-lo", disse ele . "Seu poder reside no fato de que você nunca espera que eventualmente acontecer, porque todo mundo é tão bom." Ele passou a ver Bond vilão Scaramanga em 1974 de O Homem com a Pistola de Ouro e recusou um papel em Halloween, o que ele disse mais tarde, que foi um dos maiores arrependimentos de carreira. Em sua carreira, ele também recusou um papel em Airplane! (algo que ele também lamentou).
![]() |
The Wicker Man - 1973 |
Sua preocupação com o ser estereotipado em filmes de terror levou a Hollywood e a papéis em Aeroporto 77 de Steven Spielberg de 1941 . Ele foi reintroduzido a uma nova geração em 2001 com um papel como o mago Saruman na trilogia O Senhor dos Anéis e, em seguida, como o Conde Dooku em Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones e Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith.
Lee também se tornou um colaborador regular de Tim Burton, que o escalou em Sleepy Hollow, A Noiva Cadáver, Charlie e a Fábrica de Chocolate, Alice no País das Maravilhas e Dark Shadows.
![]() |
AFP / Scanpix |
Em 2011, ele voltou a estrelar em um papel no Thriller The Resident Hilary Swank, embora ele geralmente tentasse evitar o gênero de horror nos últimos anos."Houve alguns filmes absolutamente medonho recentemente, fisicamente repelente", disse ele . "O que fizemos foi fantasia, contos de fadas - nenhuma pessoa real pode copiar o que nós fizemos. Mas eles podem fazer o que Hannibal Lecter faz, se é tão inclinado, pessoas como Jeffrey Dahmer e Dennis Nilsen, e por essa razão, acho que esses filmes são perigosos ".
Depois de brincar com música durante a maior parte de sua carreira, incluindo uma canção na trilha sonora Wicker Man, Lee lançou seu primeiro álbum full-length Charlemagne: By the Sword e a Cruz em 2010. Ele foi bem recebido pela comunidade heavy metal e won lhe o espírito do prêmio do metal em 2010 no metal Hammer Golden Gods cerimônia.
Em 2013, seu single Jingle Hell entrou na Billboard Hot 100, no número 22, que fez dele o artista mais velho a entrar nas paradas.
O ator não se aposentou da atuação e ele ainda tem um filme a ser lançado de fantasia Angels in Notting Hill, onde ele interpreta uma figura de Deus que cuida do universo. Ele também foi escalado para o drama The 11th com Uma Thurman, que deveria começar a filmar em novembro.
Em uma entrevista em 2013 , Lee falou sobre seu amor de atuar. "Fazer filmes nunca foi apenas um trabalho para mim, é a minha vida", disse ele. "Eu tenho alguns interesses fora da atuação - eu canto e eu tenho livros escritos, por exemplo -, mas atuar é o que me mantém indo, é o que eu faço, dá propósito de vida."
![]() |
Lee e Burton no 2011 BAFTA Fellowship |
Fica aqui meu tributo a este grande ator que nos deixou dia 07/06/2015.
Eterno Saruman, mestre do cinema.
Sentiremos sua falta.
Referências: The Guardian, tradução livre | Pesquisa livre Google.
COMENTE COM SEU LOGIN DO FACEBOOK
COMENTE COM SEU LOGIN GOOGLE
Postar um comentário